HOME SOBRE CONTATO (19) 3295-0381
Eneagrama

O Eneagrama representa os nove tipos de personalidade presentes na natureza humana, e é um instrumento valioso de auto-conhecimento.

Quem sou eu? O que realmente desejo?

Quais sao meus verdadeiros sentimentos?

"Parece-me que, antes de começarmos a viagem em busca da realidade, em busca de Deus, antes de agirmos ou podermos ter qualquer relaçao uns com os outros (...), é essencial que comecemos por compreender-nos a nós mesmos." krishnamurti

A psicologia nos diz que a capacidade de agir como adultos maduros e integrados é, em grande parte, determinada pelo modo como nossas necessidades especificas de desenvolvimento foram satisfeitas na primeira infância. As necessidades que nao tiverem sido adequadamente atendidas podem ser vistas como lacunas que interferem em nossa capacidade de vivenciar a plenitude essencial.

Em virtude de receber um amor condicional, a criança aprende desde cedo, que nao é amada e aceita quando expressa sua naturalidade. Ela precisa reprimir seus sentimentos verdadeiros e com isso perde sua espontaneidade. Esses sentimentos ficam reprimidos em seu inconsciente. Ela nao pode se rebelar, porque corre o risco de perder o que mais precisa o amor e a proteçao dos pais. Ela precisa, portanto, moldar-se usando máscaras e representar papéis sociais para agradar aos pais e aos outros, e é ai, entao, que ela se perde de si mesma, nao vivendo sua verdadeira vida. Dessa forma ela fica alienada de uma parte de si mesma, vivendo uma vida falsa, ou um “falso self”, uma personalidade moldada sempre em busca de amor e aprovaçao do mundo externo. E com isso, ela cresce com um grande vazio interior, uma carência afetiva e uma falta de amor próprio que está sempre tentando preencher.

Ela cria uma ilusao, um falso self, uma personalidade “neurótica” acreditando que se for boazinha, perfeita ou bem sucedida na escola terá o amor e respeito dos pais.

O Eneagrama nos ajuda a perceber nossas defesas psíquicas, ilusões, máscaras e os papéis sociais usados que nos impedem de expressar nossa verdadeira essência.

Buscamos resgatar nossa essência, nossa verdadeira naturalidade encoberta por uma personalidade neurótica, que julgamos ser nossa verdadeira personalidade. Quanto mais tomamos consciência de quem somos realmente, expressando o nosso si mesmo, aceitando todos nossos sentimentos alienados, resgatamos nossa auto-estima e amor próprio. “Ame o próximo como a si mesmo”. Se eu nao tiver um profundo respeito e amor por mim mesmo, eu só posso usar e manipular as outras pessoas.

Por isso, ao trabalhar com o Eneagrama, estamos sujeitos a descobrir verdades a nosso respeito de que jamais suspeitamos e a reviver antigas mágoas, medos e raivas. É por essa razao que é importante cultivar a compaixao em relaçao a nósmesmos: temos de amar-nos o bastante para saber que valemos o esforço de conhecer-nos como realmente somos. Quando queremos viver a verdade de quem fomos equem somos agora e quando queremos curar-nos, nossa verdadeira natureza emerge, para isso só precisamos revelar-nos.